Uma dúvida muito recorrente entre os tutores é se vale a pena utilizar tapetes higiênicos para cães.

Com sua chegada no mercado brasileiro, o tapete higiênico virou sensação como alternativa para o banheiro dos bichinhos de estimação. Mas será que realmente o item vale a pena?

Vantagens do tapete higiênico para cães

Abaixo, listamos quatro benefícios do tapete higiênico. Confira:

1. Local de rápida identificação como banheiro

Como muitos tutores não têm tempo para passear diversas vezes por dia com seus bichinhos para que eles possam fazer suas necessidades, inevitavelmente o cãozinho vai urinar dentro de casa.

Para evitar que ele faça suas necessidades pelos móveis da sala, entra em cena o tapete higiênico para cães. O item possui um odor específico para atrair o bichinho, fazendo com que ele entenda rapidamente onde é o seu banheiro.

No entanto, é importante que o tutor acompanhe a fase inicial. É uma questão de recorrência. Se você ensina o pet desde cedo que o local certo é no tapete higiênico, ele entende e se adapta rapidamente.

O ambiente ideal para colocar o tapete higiênico é em um local arejado e distante do local onde o cãozinho se alimenta e bebe água. Aqui, o tutor deve levar o pet até o espaço adequado e, caso o cachorrinho corresponda, premiá-lo com petisco e carinho.

2. Não dá alergia e atenua odores

Você pode estar se perguntando por que o jornal não pode ser usado no lugar de um tapete higiênico para cães.

Apesar do baixo custo, o jornal não é a alternativa mais higiênica e saudável. Isso porque ele não absorve adequadamente a urina, podendo até a potencializar os odores do xixi.

Além disso, o jornal possui diversas substâncias químicas que, quando molhadas, podem soltar tinta de sua impressão, causando possíveis alergias nas patas dos animaizinhos.

Já o tapete higiênico, por sua vez, possui micropartículas que neutralizam o cheiro do xixi, principalmente de machos, cujo odor é mais forte. Além disso, se molhado, é inofensivo e não causa alergias à pele de seu cãozinho.

3. Mais higiênico

No quesito limpeza, o tapete higiênico é bem mais prático, pois ele absorve rapidamente a urina e evita com que o pet saia com as patas molhadas pela casa.

Podemos destacar, também, que o tapete possui fitas adesivas que o mantêm fixo no chão, evitando vazamentos nas extremidades.

A fita adesiva também impede que o tapete seja arrastado para outros espaços da casa. Além disso, a fita possibilita o tapete ser colado em 90 graus, em caso de pets machos que urinam com a perna aberta e que podem sujar a parede.

O tapete higiênico para cães, portanto, evita vazamentos.

4. Mais prático na hora de retirar

O tapete higiênico também é mais vantajoso e garante maior limpeza na hora de o dono retirar o tapete usado. Isso porque o tapete é impermeável e impede que o tutor entre em contato com o xixi quando recolhe. Basta apenas enrolá-lo e jogá-lo fora.

Dentre as diversas vantagens apontadas, vemos que o tapete higiênico é muito mais prático e cômodo tanto para o tutor quanto para o cãozinho.