Ração úmida para cães e gatos: por que uma boa alternativa?

Quando falamos de cuidados com os pets, a alimentação é um dos principais assuntos. Aí, logo surge a questão: a ração úmida para cães e gatos vale a pena?

Sabemos que as versões seca e úmida são os tipos de alimento mais populares e com diversidade no mercado. Com tantas opções, fica até difícil escolher a que se adequa mais ao seu bichinho.

Assim, é preciso analisar de forma mais abrangente os prós e contras que cada alimento pode oferecer ao seu pet. Além disso, particularidades da espécie de seu animal de estimação, suas preferências alimentares e seus requerimentos nutricionais devem ser levados em conta.

Continue lendo para ter uma melhor noção dos benefícios de cada alimento, sobretudo da ração úmida para cães e gatoscomo ótima alternativa.

Definição de alimento úmido

Primeiramente, vamos à definição de um alimento úmido para seu pet. A característica primordial é a presença de água.

A ração úmida possui o teor de 60% a 84% de umidade, ao passo que a ração seca tem cerca de apenas 12%. Por sua vez, a semi-úmida tem até 30%.

No entanto, essa não é a única diferença.

O processo de produção também é diferente. A ração úmida para cães e gatos não passa pelo processo de extrusão, necessário para formar os grãos na ração. Nessa extrusão, ingredientes são misturados em uma massa uniforme e cozidos sob alta pressão.

Os alimentos úmidos são fornecidos de maneira distinta. Geralmente, são oferecidos sob a forma de patês ou pedaços homogêneos mergulhados em molho espesso.

Além disso, por conter maior quantidade de água, a ração úmida é mais perecível. Portanto, deve ser mantida em até três dias na geladeira após aberta.

Definição de alimento completo

É importante, também, atentar-se para a classificação dos alimentos conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Segundo essa instituição, há a categoria dos alimentos completos, coadjuvantes e específicos.

Alimento completo é aquele composto por nutrientes direcionados exclusivamente à alimentação de animais de estimação, capazes de atender integralmente suas necessidades nutricionais, podendo ter propriedades funcionais.

Já o coadjuvante é aquele alimento composto de nutrientes e matérias-primas destinadas aos animais com distúrbios fisiológicos ou metabólicos. Ele é capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais específicas e livres de qualquer agente farmacológico ativo.

Por fim, o alimento específico é feito com ingredientes destinados à alimentação com a finalidade exclusiva de agradá-lo, usado como prêmio ou recompensa. Ele possui propriedades específicas.

Dessa forma, é importante destacar que os alimentos úmidos completos são capazes de suprir integralmente às exigências nutricionais de seu pet e ser fornecido como fonte única de alimento.

Já outros alimentos úmidos que não são completos, não podem ser utilizados isoladamente na alimentação e exercem a função de apenas de agrado.

É importante ressaltar que, se você usa ração úmida para cães e gatos apenas como petisco, cuidado!

Por ser mais palatável, alguns animais podem se acostumar a esta e a rejeitar a ração seca.

Benefícios da ração úmida para cães e gatos

A seguir, listamos quais são as vantagens que a ração úmida para cães e gatos podem proporcionar. Confira:

  1. Ingestão de água

Nem todos os animais têm o costume de beber água ou na quantidade que deveriam. Dessa maneira, alimentos úmidos podem ser uma boa maneira de suprir essa necessidade.

As rações úmidas trazem o benefício de possuírem concentração de 80% de líquido, ajudando a hidratar o animal relutante em beber água. Por conta disso, problemas renais e hepáticos acabam sendo prevenidos.

Os benefícios da ingestão de água não param por aí. Ela também desempenha papel importante:

  • na proteção da pele, de mucosas, dos olhos no transporte de alimentos pelo sangue e fluidos corporais;
  • no transporte de nutrientes pelo sangue;
  • na produção de ácidos estomacais e saliva;
  • na eliminação de resíduos pela urina e fezes.

Enfim, a água participa de tudo. Logo, apesar dos animais beberem espontaneamente, uma maior oferta de líquidos traz benefícios para a saúde como um todo.

  1. Boa alternativa para animais idosos e doentes

A ração úmida é uma boa opção também para animais mais velhos que perderam alguns de seus sentidos olfativos. Isso porque ela estimula a alimentação por meio de um aroma mais acentuado, textura mais palatável e sabor mais rico.

Isso também se aplica a animais doentes, que perderam apetite e a capacidade olfativa.

Por ser mais mole e de ingestão mais fácil, ela também é indicada para animais com falta de dentes, mandíbulas desalinhadas ou bocas menores.

  1. Maior sensação de saciedade

O alimento úmido também confere maior sensação de saciedade. Isso porque o alimento com água é mais volumoso e acaba ocupando maior espaço no estômago.

Na prática, isso significa que o seu pet vai ficar satisfeito mais rápido, mesmo com menos volume de ração.

Mas não adianta fazer estoque de ração úmida para cães e gatos. Ela perde a validade mais rapidamente.

Por isso, é muito importante comprar a ração úmida em pequenas quantidades. Lembre-se que depois de aberta, ela dura apenas três dias na geladeira.

  1. Menos risco de obesidade para gatos

Esse tipo de alimento apresenta maior quantidade de proteínas e menor porcentagem de carboidratos.

Isso é  uma vantagem para os gatos, uma vez que diminui os riscos de obesidade.

Afinal, qual a melhor opção?

Sabemos que, apesar de todos os benefícios apontados, a ração úmida também tem seus poréns. Ela pode aumentar as chances de tártaro e de alergia (caso seja rica em conservante e corante).

Além de perder a validade mais rapidamente, seu preço de produto é mais caro.

Portanto, o importante é que a opção de alimentação venha satisfazer os requisitos nutricionais do seu bichinho, de forma equilibrada e com ingredientes de qualidade.

Apesar de todas as vantagens apontadas, consulte um veterinário antes de introduzir uma nova dieta para seu pet. Cada animal tem uma necessidade nutritiva diferente de acordo com sua raça, idade e tamanho.

A melhor ração é aquela a qual seu animal de estimação se adapta. O importante é garantir uma alimentação diversificada para o bem-estar de ser bichinho.

Ração úmida em pets shops

Se você possui um pet shop, saiba que é muito importante ter um portfólio de produtos bem diversificados, né? Isso inclui vender opções de ração úmida para cães e gatos.

Assim, você consegue atender às necessidades de todos os perfis de clientes.

Converse com a Ninovet para nunca deixar de faltar produtos de qualidade em seu estoque!

Carrinho de compras
Rolar para cima