Quem tem um pet shop sabe: ração mofada no estoque é sinônimo de dinheiro perdido. Se não quer ter mais esse tipo de problema, fique atento a esse artigo e descubra como proteger sua mercadoria.

A ração, como todo alimento perecível, precisa de uma série de cuidados em seu armazenamento para que não estrague antes da data de validade. As condições do local são fundamentais para que seja mantida qualidade, frescor e durabilidade do alimento. Aqui, estamos falando de temperatura e limpeza.

Do contrário, a mercadoria perde suas características, principalmente aparência e sabor. Quando a ração é estocada em lugar inadequado, existe a possibilidade de fungos e bactérias se proliferarem, gerando assim mofo e bolor.

Agora, imagine o tamanho do prejuízo se um pet shop armazenar uma grande quantidade de ração em local inadequado. Haja tempo e esforço para sair do vermelho, hein!

Por esse motivo, proteger sua mercadoria em seu estoque, adequando todas as condições do ambiente, pode significar o sucesso de seu negócio.

Não economize tempo nesse assunto. Ao longo deste artigo veja nossas dicas de cuidados com o local de armazenamento da ração, permitindo sua durabilidade com qualidade e frescor.

Quais os principais cuidados para evitar ração mofada?

O sucesso de seu negócio não depende somente da aparência de seu pet shop. Além de manter uma loja organizada, bem sinalizada, limpa e com uma boa diversidade de produtos, é necessário também cuidar do espaço que normalmente fica fora do campo de visão de seus clientes: o estoque.

De modo geral, o estoque contém aqueles produtos que possuem uma reposição frequente para dentro da loja. Um dos principais itens de venda de um petshop, a ração, exige alguns cuidados específicos neste local para que não estrague.

Abaixo, listamos cinco cuidados para você ter em seu estoque:

  1. Calor e Umidade: a ração, quando exposta a altas temperaturas em ambiente úmido, pode estragar completamente. Calor e umidade indevidos são os principais causadores da proliferação de fungos e bactérias, podendo deixar a ração mofada e com bolor. O armazenamento ideal para sua mercadoria é aquele que não está exposto a altas temperaturas e possui um local fresco, ventilado e seco.
  2. Limpeza: a ração pode atrair insetos, ratos e até pombos! Afinal, esses animais também estão à procura de comida. Por isso, é importante sempre manter as boas condições de higiene do local do estoque. Assim, você afasta esse tipo de presença indesejada.
  3. Embalagem: sempre observe se o produto não possui nenhum tipo de avaria em sua embalagem. Qualquer furo pode impactar na qualidade da ração.
  4. Data de Validade: cheque sempre se não há nenhuma ração vencida. Se o prazo de validade tiver passado, não hesite em descartar toda ração.
  5. Produtos Químicos: fique atento aos outros produtos que está armazenando no mesmo ambiente que a ração. É melhor evitar guardar produtos químicos ou de limpeza no mesmo ambiente.

O que uma ração mofada pode causar?

Se você chegou até aqui, já sabe os principais cuidados que deve ter para uma boa manutenção do seu estoque, garantindo a saudabilidade de seus produtos.

Mas deve estar se perguntando o que pode acontecer caso o produto sofra algum tipo de dano no meio do caminho? Há uma série de riscos com o mau armazenamento da ração, principalmente para o pet.

Quando a ração fica exposta sem proteção ao calor e umidade intensos, acaba gerando aquele mofo desagradável com odor bastante intenso. Nesses casos, a ração fica com a qualidade bastante debilitada e as consequências podem ser severas para os animais de estimação.

A ração mofada ou estragada pode ficar com uma aparência meio esbranquiçada e perde totalmente seu valor nutricional. Pior: pode causar diarreia, vômito, fortes dores de barriga, intoxicação e, em casos mais graves, pode até levar o óbito do bichinho de estimação.

O dano ao animal varia de acordo com a quantidade de ração ingerida, da sua idade e da sua condição física.

Bastante grave né? Então, vamos fazer de tudo para evitar que isso aconteça!

Oriente seus clientes quanto à ração mofada

Agora que você já sabe tudo sobre como melhor armazenar sua ração em seu estoque, que tal dar algumas dicas para seus clientes? Ajudas são sempre bem-vindas!

Mais: ao prestar um atendimento personalizado e próximo, fica mais fácil de fidelizar seus clientes. Caso percebam o quanto diferenciado é o atendimento de seu pet shop, eles podem retornar mais vezes.

Como vimos, as condições de armazenamento são muito importantes para que não ocorra nenhum tipo de alteração na ração. Aqui, vão algumas dicas para compartilhar com seus clientes:

Como evitar ração mofada em casa:

 

  1. Armazene sua ração em um lugar fresco, seco e ventilado;
  2. Lave as tigelas do animal com frequência;
  3. O melhor local para guardar a ração é em seu pacote original. Caso queira transferir, dê preferência ao vidro ou aço inox;
  4. Nunca deixe o resto da ração sobrando na tigela de seu cão ou gato;
  5. Evite guardar as rações em ambientes úmidos, como cozinha e lavanderia.

Pronto! Agora você pode aplicar todos esses cuidados e dar adeus à ração mofada!

E para que nunca falte ração e outros produtos em seu pet shop ou clínica veterinária, conte com a Ninovet como parceira de seu negócio.