Você sabe com quantos meses devemos dar o primeiro banho em filhote de cachorro?

Não é segredo para ninguém que a chegada de um filhotinho em nossas casas sempre é motivo de alegria. No entanto, essa animação vem acompanhada de determinadas preocupações.

Além de selecionar a ração ideal e conhecer as vacinas que devem ser aplicadas, o primeiro banho em filhote de cachorro é uma dúvida frequente. Principalmente dos tutores de primeira viagem.

Para saber quando se pode começar a dar banho no seu pet, continue lendo esse texto.

Quando posso dar o primeiro banho em filhote de cachorro?

Geralmente, o filhote de cachorro chega à nova casa sujo devido à convivência com seus irmãos e mãe. Logo, a primeira coisa que você deseja fazer é deixá-lo cheirosinho, não é verdade?

É compreensível, mas…

Especialistas recomendam que os filhotes de cachorro tomem banho apenas depois de dois ou três meses. É uma questão de saúde para o seu bichinho.

Assim, evita-se possíveis choques térmicos, umidade entre pelos e estresse causados pelo banho.

Filhotes de cachorro são seres muito frágeis e vulneráveis a qualquer doença no novo ambiente. Isso porque seu sistema imunológico ainda não está totalmente formado.

Além disso, devido a esse amadurecimento imunológico levar algum tempo, é importante que o banho seja dado apenas depois do desmame e do término do protocolo vacinal.

Dessa maneira, os filhotes adquirem anticorpos e não ficam expostos a tantas doenças com o primeiro banho.

No entanto, veterinários reconhecem que nem sempre isso é possível. Sendo assim, que seja aguardada pelo menos a primeira dose da vacina múltipla por volta de seis semanas de vida.

Além disso, tal possível estresse gerado pelo banho pode ocasionar uma má resposta imunológica à vacina. Então, deve-se esperar uma ou duas semanas após a vacina para dar banho.

Se necessário, você pode recorrer a lenços umedecidos para retirar de forma cuidadosa a sujeira acumulada.

Mais sobre as vacinas necessárias para que o cãozinho tome banho

A vacina múltipla é fundamental para saber se pode dar banho ou não. Chamada de V8, V10 e polivalente, ela é dada em quatro doses iniciais com intervalos de três a quatro semanas entre cada uma.

Ela protege o cachorrinho de até 12 doenças virais e bacterianas. Como essas doenças são transmissíveis de um cão para outro, ela é essencial antes do primeiro banho.

É para a segurança dele e dos outros cachorros.

Quais os cuidados necessários ao dar o primeiro banho em filhote de cachorro?

O primeiro banho, provavelmente, será o primeiro contato direto do cãozinho com a água. Por isso, ele deve se sentir seguro, associando a experiência como algo agradável.

É, portanto, interessante que o primeiro banho seja dado em casa, cercado pela família e pessoas que ele confia.

No caso da opção por petshops, reitera-se que seja após o calendário de vacinação e quando o cãozinho já estiver habituado com o procedimento.

Check-list de cuidados na hora do banho

  • opte por um dia quente;
  • cuidado com a temperatura da água. Ela deve estar morna, independentemente da época do ano;
  • o ambiente deve ser tranquilo;
  • não use seu shampoo! Use produtos específicos para a higiene de cachorros, uma vez que possuem pH mais adequado;
  • não jogue água diretamente na cabeça do cão. Água no nariz e no ouvido pode assustá-lo e ser prejudicial. Utilize um pano úmido para limpar essas regiões;
  • você pode usar algodões hidrofóbicos na orelha, repelindo a água e evitando otites;
  • aproveite para escovar os dentes do seu cãozinho, com escova e creme dental específico para ele;
  • vá com calma e gentileza, percebendo a reação do filhote. Alguns se acostumam de primeira, outros podem ficar estressados;
  • em caso de estresse, interrompa o banho e acalme o pet. É melhor tentar novamente em outro dia;
  • quando terminar, utilize toalha limpa para remover a umidade. Ela agiliza o processo de secagem;
  • você pode usar escova e secadora, desde que haja cuidado para não queimar a pele do animal. Para evitar queimaduras, fique com a mão próxima do secador para sentir se não está quente demais e mantenha o equipamento em potência baixa, longe da pele do seu pet;
  • use escova em filhotes com bastante pêlo para evitar dor e nós ao secar.

A secagem precisa de atenção, pois é ela quem previne doenças de pele causadas pela umidade.

Lembre-se que cachorros filhotes são mais suscetíveis a doenças, pois não tem uma pele preparada contra parasitas, condições diferentes de temperatura e pH.

É importante frisar que o primeiro banho em filhote de cachorro, talvez, seja um dos momentos mais marcantes na vida do pet, pois ele está relacionado com a socialização.

Trata-se de um processo no qual o cachorro entra em contato com diferentes estímulos e experiências. Por isso, os primeiros banhos devem ser prazerosos e agradáveis para que o cachorro aceite tranquilamente a prática na fase adulta.

Qual a frequência adequada de banho em filhotes?

Após a primeira vez, já se pode seguir uma rotina regular de dar banho sempre que o animal estiver sujo e cheirar mal. No entanto, o tempo ideal para banho é entre 20 e 60 dias, variando de acordo com a raça de cada cão.

Cães de pelo curto podem tomar num intervalo de 15 dias no verão e 30 dias no inverno. Cães de pelo longo, podem tomar num intervalo de 15 dias seja no verão ou no inverno.

De qualquer forma, o especialista melhor orientará sobre o tempo, pois ele pode variar de acordo com a raça e idade.

Não se deve abusar de banhos, pois isso retira a camada de gordura protetora de sua pele. Para evitar ressecamento há shampoos com hidratante. A escovação também auxilia na remoção de impurezas e pelos mortos, sendo uma importante prática higiênica.