Perigos domésticos para gatos: como deixar sua casa segura

Por mais que sejam considerados animais independentes, existem muitos perigos domésticos para gatos que você precisa se atentar.

Afinal de contas, nossos companheiros felinos são curiosos e exploradores por natureza. Eles precisam ter o controle total do ambiente onde estão para se sentirem seguros. Por isso, tocam, mordem e derrubam tudo que está ao alcance deles.

É claro que ninguém precisa transformar a própria casa por conta disso. Pequenas adaptações já são suficientes para afastar os perigos domésticos dos felinos e, ao mesmo tempo, deixar o ambiente com a cara do proprietário.

6 perigos domésticos para gatos

O que pode parecer inofensivo, muitas vezes, configura um perigo aos felinos. Por isso, resolvemos listar seis grandes perigos domésticos para gatos. Confira abaixo:

1. Janelas sem tela de proteção

Quem adota animais abandonados, como gatos, já sabe que telas de proteção são um item indispensável para receber o novo companheiro.

Aliás, a aplicação das telas deve ser feita em todas as janelas e varandas, inclusive naquelas que parecem inacessíveis para os felinos. Lembre-se: eles são capazes de tudo para conseguir o que querem.

E os gatinhos adoram subir em locais altos para descansar, dormir e olhar a paisagem pela janela. Com as telas de proteção, evita-se quedas e ferimentos dos felinos.

Mas atenção! Esse perigo não acontece somente em apartamentos altos. Até mesmo quem mora em casas deve instalar telas de proteção em todas as janelas e varandas.

Mesmo que os gatos não se machuquem na queda de uma altura baixa, eles podem fugir. E, nas ruas, o perigo é ainda maior: carros em movimento, encontro com animais briguentos, venenos espalhados por pessoas de má índole e por aí vai.

2. Plantas tóxicas

Aqui, um ponto de atenção para pai e mãe de gatos e também de… plantas!

Faz parte da natureza de alguns felinos comer plantas. No entanto, nem todas são seguras para eles.

Como as plantas também precisam de água e sol ou necessitam ficar em locais arejados, não dá para escondê-las dos gatos. Nesse sentido, o ideal é a pessoa conhecer quais plantas são realmente seguras e tóxicas para os felinos.

3. Eletrodomésticos

Gatos são encontrados nos lugares mais inusitados da casa, não é verdade? Para se esconder e ficar protegido, o bichinho pode entrar dentro de geladeiras, máquina de lavar roupa, micro-ondas e fornos.

Aqui, o ideal é sempre fechar bem as portas desses eletrodomésticos para evitar a entrada dos felinos. Por distração de tutores, eles podem acabar entrando.

Portanto, a atenção deve ser redobrada na hora de ligar os aparelhos: é fundamental verificar o interior deles para evitar acidentes.

4. Produtos químicos

Mais um dos perigos domésticos para gatos, estão os produtos químicos que podem causar reações alérgicas e intoxicações. Principalmente se ela cheirar, lamber ou comer:

· Óleos

· Tintas

· Remédios

· Produtos de limpeza

· Produtos de cuidado pessoal, como cremes

5. Piscinas e vasos sanitários

Diferente dos cães, gatos não têm o hábito de nadar. A maioria, inclusive, tem medo ou sente repulsa por água. Mas acidentes acontecem…

Se um felino cair na piscina por acidente, existe o risco de afogamento, principalmente se não houver ninguém para resgatar. Neste caso, é fundamental cobrir piscinas ou colocar cercas que impeçam o acesso dos gatos ao local.

Mesmo quem mora em apartamentos deve ter cuidado em relação à água. Baldes e bacias cheias, por exemplo, também podem causar afogamentos.

Outro ponto de atenção é com a tampa do vaso sanitário, que deve se manter sempre fechada. Além do risco de os gatos caírem lá dentro, eles podem beber a água da privada.

6. Pequenos objetos

Os gatinhos são animais caçadores: eles costumam mastigar e comer animais pequenos, como insetos, lagartixas e ratos.

Dificilmente, ele vai encontrar essa variedade de animais em um apartamento, mas, por seu instinto animal, é possível que ele confunda pequenos objetos com suas presas.

Por isso, muito cuidado para não deixar espalhado pela casa:

· Fio dental

· Elástico de cabelo

· Agulhas e outros itens afiados

· Cabos com fios desencapados

· Lacres em geral, como de garrafas e latas

· E muito mais

Muitos desses objetos podem ser ingeridos ou ficarem enroscados na boca do felino. Todo o cuidado é pouco, hein!

Brinquedos que ajudam a afastar os perigos domésticos para gatos

Como já falamos, os gatos são curiosos e exploradores por natureza. Eles precisam estar em constante atividade.

Muitas vezes, os bichinhos colocam sua saúde em risco com os perigos domésticos para gatos por falta de brinquedos adequados em casa.

Nesse sentido, não podem faltar opções de brinquedos para gatos no seu pet shop. Aqui vai uma sugestão: o Kit Gatô, que vem com cubo, rampa e arranhador.

Além de garantir diversão para gatos, ele auxilia no desgaste das garras e no desenvolvimento do bichinho. E, claro, é uma distração a mais para impedir o acesso aos perigos domésticos. Quer contar com o Kit Gatô no estoque do seu pet shop? Entre em contato com a Ninovet, que garantimos um abastecimento rápido.

Carrinho de compras
Rolar para cima