Investir em marketing digital para pet shops passou a ser uma necessidade indispensável para qualquer loja – inclusive as de bairro. Não acredita?

Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil conta com mais de 31,6 mil estabelecimentos voltados para animais de estimação. Em meio a tanta concorrência, é preciso criar uma série de estratégias para se destacar.

Um dos primeiros passos nessa direção é definir o público-alvo do pet shop. Isso inclui saber as preferências de seus clientes, bem como a frequência de compra e tíquete médio.

Além de estratégias para atrair novos compradores, você também deve fazer ações para fidelizar clientes de seu pet shop. Entre elas, podemos destacar o atendimento personalizado, a oferta de serviços e produtos de qualidade, a presença em diferentes canais e promoções exclusivas.

Todas essas ações devem estar alinhadas a uma estratégia macro de marketing digital para pet shops. Ela auxilia a sua loja a encontrar um lugar ao sol em meio a tanta concorrência.

Ah, e não pense que você precisa queimar o seu orçamento com estratégias de marketing digital para o seu pet shop. Com tantos canais online disponíveis, você pode diversificar suas ações e obter um bom retorno sem gastar tanto.

Os melhores canais para investir marketing digital para pet shops

O marketing digital é, sem dúvidas, a melhor opção custo benefício para angariar sucesso no seu investimento. Isso porque existem diversas plataformas virtuais que permitem, de forma gratuita, a manutenção de uma comunicação contínua com seu público.

É claro que, para atingir um público maior e mais personalizado, você precisa investir dinheiro. Mas trata-se de um valor muito inferior ao investimento feito em mídias tradicionais, como jornais, revistas, rádio e TV. Isso sem mencionar que você consegue atingir um público certeiro e calcular o ROI de seu pet shop.

Continue lendo para saber mais sobre estratégias de marketing digital que podem ser significativas e gerar resultados positivos para o seu negócio. Inspire-se nessas dicas para pensar em ações criativas na conquista de seus clientes.

  1. Mídias sociais

O relatório Digital 2019 aponta que cerca de 140 milhões de brasileiros utilizam redes sociais. Os usuários costumam passar, em média, cerca de 3 horas e 34 minutos por dia nelas.

É ou não é uma grande oportunidade para anunciar seus negócios?

Essa grande abrangência torna quase certa que boa parte do público-alvo de um pet shop esteja nessas redes. Estar onde todos estão é essencial para o seu negócio que depende da troca com pessoas.

Você pode aproveitar o alcance dessas redes para atrair novos compradores e fidelizar clientes antigos.

Nesse aspecto, há diversas vantagens. Em primeiro lugar, você consegue criar perfis nas redes sociais de forma gratuita. Mas é preciso dedicar tempo para criar conteúdos e responder às dúvidas de seus seguidores. Não dá para deixar seu perfil muito tempo parado – assim, os usuários deixam de te seguir.

Atenção! Quando falamos em criar conteúdos, não significa apenas divulgar seus produtos e serviços. Lembre-se que as redes sociais são plataformas de entretenimento e distração.

Nesse sentido, é importante variar suas postagens. Você pode intercalar: em determinados dias, anuncia suas promoções. Em outros, pode publicar dicas de cuidados com os pets e até memes da moda.

Por mais que essas publicações não geram vendas diretas, você consegue aproximar o relacionamento com seu público-alvo. Torna-se uma marca querida. Aí, no momento de compra das pessoas, provavelmente elas acabam se lembrando da sua loja.

Pense nisso!

De toda forma, em resumo, você entendeu a importância das mídias sociais? Criar um perfil comercial nessas redes fará com que você tenha acesso de forma direta ao público e assim poderá atrair a atenção de potenciais consumidores, estreitar relacionamentos com seus clientes, divulgar promoções, informações e planos preventivos.

Busque, portanto, as redes mais usadas de seus clientes, ou seja, Instagram, Facebook e YouTube. Crie a conta da sua empresa conquistando engajamento e seguidores e, por fim, melhorando o atendimento aos clientes.

  1. Anúncios pagos

Você tem um montante de capital extra à disposição para marketing digital? Você pode investi-lo em anúncios pagos no Google Ads, além de redes sociais como Facebook e Instagram.

No Google Ads, é possível pagar para que sua empresa apareça na primeira página de resultados quando o usuário pesquisa sobre determinada palavra-chave.

Por exemplo, quando um usuário digita “valor do banho e tosa”, o site do seu pet shop aparece nos primeiros resultados, aumentando a chance de atrair um cliente.

Mas não é só isso.

Você pode definir o perfil das pessoas que pretende atingir, bem como a localização delas. Afinal de contas, não faz sentido anunciar sua loja para pessoas que moram em outra cidade, né?

Nos anúncios pagos das redes sociais, acontece quase a mesma coisa.

Num primeiro momento, para alcançar um público maior, você pode recorrer aos anúncios pagos das plataformas. Com eles, você consegue segmentar o perfil do público que será impactado pelos seus anúncios. É um tiro certeiro: atinge-se milhares de pessoas com interesse no seu negócio com um único post.

É importante frisar que estes anúncios não devem ser sua única estratégia de marketing digital, uma vez que eles ficam no ar somente pelo tempo que você poderá pagar.

  1. Site e blog

Outra via de acesso a seus serviços é pelo site ou blog do petshop.

Um bom site é aquele que confere uma ótima experiência de usabilidade para o cliente, seja em qualquer dispositivo de tela que usar, além de ajudá-lo a encontrar rapidamente o que precisa.

Um bom blog é aquele que produz conteúdo relevante para o cliente, de forma clara e sucinta. Para saber quais pautas abordar, leve em consideração as pesquisas mais realizadas no Google.

O blog também é uma ferramenta poderosa par atrair visitantes e direcioná-los ao seu site.

  1. SEO

Ainda mais sobre ferramentas de busca e visibilidade temos a necessidade de se atentar para o SEO.

SEO, ou Search Engine Optimization, consiste basicamente nas técnicas utilizadas para fazer com que seu site fique nas primeiras páginas de busca no Google sem pagar nada por isso.

Quando você recorre às boas práticas de SEO no seu site, você tem maior chance de que seu site apareça mais para clientes no momento que pesquisam.

Há também o SEO local. Se você acessar o Google Meu Negócio e cadastrar seu pet shop gratuitamente. Ele passará a aparecer de forma destacada no mapa do usuário que buscou o local e as redondezas.

Dessa forma, você tem um endereço online, no qual a plataforma Google facilita a visualização de dados importantes da sua empresa, como e-mail, endereço, horário de funcionamento e telefone do pet shop, além de postagens do seu blog. Isso tudo facilita muito com que seu negócio seja encontrado pelos seus clientes.

  1. E-mail Marketing

Muito se engana quem acha que o e-mail seja algo antiquado. Pode parecer obsoleto, mas ele é uma das principais ferramentas para estreitar laços entre empresas e clientes.

Até hoje, o e-mail é a principal forma de contato individual online. O pulo do gato é saber a forma correta de utilizá-lo.

Não adianta nada estabelecer estratégias de atendimento, de demanda e de campanhas ao público se você não fizer nada com elas. Já se você segmentar seus contatos por e-mail, oferecendo conteúdo relevante e tratamento personalizado para cada grupo de clientes, parcerias com seus fornecedores, você terá realizado um grande avanço.

Em outras palavras, o e-mail possibilita ter um contato segmentado de forma simples, prática e automatizada. Assim, por exemplo, você pode mandar e-mails, num intervalo de tempo adequado, com dicas de cuidados para Labradores, somente para seus clientes tutores de tais cães.

Se seu petshop saber ministrar conteúdo de qualidade, em frequência devida, sem ser invasivo subirá no conceito de seu cliente. Mas atenção! Mande somente para clientes que aceitarem receber conteúdo de campanhas, promoções e novidades.

  1. Marketing de conteúdo

Percebeu como em todas as estratégias apontadas, reiteramos a relevância de produção de um conteúdo de qualidade?

Seja em newsletters de e-mails, postagens no seu blog, vídeos postados no youtube, ebooks, webinars entre outros. O conteúdo de qualidade é essencial para que você vire referência e traga credibilidade, confiabilidade e destaque no seu negócio.

Educar o seu público ao invés de simplesmente empurrar seu produto a ele, é uma forma de alavancar suas vendas. Isso porque a informação fornecida ajuda a reduzir o tempo do processo de venda e faz com que o cliente dê mais valor ao produto ou serviço adquirido. Afinal, quando sabemos mais sobre o assunto, somos mais propensos a pagar mais caro por um produto de maior qualidade.

Se um cliente ler no post do seu blog sobre a importância de oferecer uma alimentação rica em nutrientes para o desenvolvimento do seu cão, ele estará mais propenso a pagar mais por uma ração com alto nível nutricional, sem a necessidade de maiores explicações na hora da venda.

É simples. Valorizamos o que confiamos e conhecemos.

Apostar em produção de conteúdo de qualidade é uma estratégia potente. Mesmo que você pare de produzir por um tempo para focar em outros fatores, o material continuará disponível gerando leads.

  1. Digital Influencers

Pessoas que possuem alto número de seguidores nas redes sociais tem grande poder de persuasão de compra e influenciam muito no consumo.

O ramo pet, também não fica de fora. Nesse caso, evidentemente, seria bom investir em parcerias com influencers que tenham pets. Há influenciadores nacionais e locais. Estes últimos são interessantes para atrair clientes da região de atendimento do seu petshop.

Sejam propostas de trabalho, seja enviando kits com coleira e petiscos, procure a forma de divulgação que achar que terá mais impacto e que combine com suas estratégias. Uma forma que confere resultados contínuos e alto engajamento é a produção de publieditoriais.

  1. Conclusão

Pronto para empoderar seu planejamento de marketing digital e fazer seu negócio decolar?

Saiba que para cada caso há diversas formas de estratégias e maneiras de combiná-las. Monitore e mensure os resultados e veja qual deles faz mais sentido para o seu negócio.

Seja atencioso com os clientes a fim de saber o que eles realmente querem receber e ver. Fique de olho nas avaliações, comentários e interaja com seu público. Através de tais feedbacks, aperfeiçoe seus serviços e ofereça a melhor experiência possível.

A internet é um espaço muito potente para fazer seu negócio ser bem-sucedido ou dar errado. Vá com calma, testando, analisando e aperfeiçoando aos poucos cada estratégia. Há ferramentas que funcionam melhor para uns e não tanto para outros.

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