Você sabe calcular o ROI de um pet shop? 

Antes de mais nada, precisamos explicar o que significa essa sigla. Return On Investment – em bom português, Retorno Sobre o Investimento – é uma fórmula matemática que mede de forma objetiva o sucesso de cada real aplicado.

Para cada ação que você fizer, é preciso calcular o ROI. Dessa forma, você consegue saber se a medida foi assertiva. Ou, pior, não trouxe nenhum resultado… só prejuízo.

Dessa maneira, você compreende que medidas são mais eficazes na hora de aplicar sobre seu negócio a fim de ser bem-sucedido.

Engana-se quem acha que essa métrica só pode ser aplicada em grandes empresas. Você, que tem uma loja de bairro, também pode (e deve) se valer dela no seu negócio.

Quer aprender como calcular o ROI do seu pet shop? Siga lendo para entender melhor essa técnica que pode ser crucial para seu sucesso.

Como calcular o ROI de um pet shop?

O cálculo do ROI é bem simples. Você precisará dos valores do ganho obtido e do valor investido e aplicá-los na fórmula abaixo:

ROI (%) = [(ganho obtido – valor investido) / valor investido] x 100

Vamos usar esse conceito para um exemplo prático.

Imagine, então, que você recorra aos patrocínios do Facebook como uma de suas estratégias de redes sociais para pet shop. Para anunciar um novo produto de sua loja virtual, você investiu 500 reais para impactar 10.000 pessoas.

Como todas as ações de marketing digital podem ser mensuradas, é possível identificar quantas pessoas foram impactadas pelo seu anúncio que compraram na sua loja virtual. E o mais importante: quantas elas gastaram.

Nesse exemplo hipotético, foram 80 pessoas que clicaram em seu anúncio e gastaram, no total, 5.600 reais.

Aplicando o ROI, temos:

ROI = [(5.600 – 500) / 500)] x 100 = 1.020%

Um ótimo investimento, não?

Quando usar calcular o ROI de um pet shop?

Respondendo à pergunta acima de forma curta e grossa: sempre!

A princípio, você deve pensar que, por ser mais fácil de mensurar suas ações, o ROI só pode ser usado em estratégias digitais. Mas isso não é verdade.

Quando você faz um investimento em comunicação visual de um pet shop, por exemplo, é importante avaliar qual foi o impacto dessa ação para o seu negócio.

Digamos que você tenha investido 10 mil reais na ampliação do seu pet shop. Assim, você ganhou mais espaço para expor seus produtos tanto na vitrine quanto no interior da loja. 

Após determinado período, você calculou que seus ganhos aumentaram em 50 mil reais em relação à média dos meses anteriores à reforma. 

Para isso, basta aplicar o ROI.

ROI = [(50.000 – 10.000) / 10.000)] x 100 = 400%

Ou seja, o ganho obtido é de 400% do valor investido. Um investimento certeiro e muito bom, certo?

Portanto, o ROI deve ser aplicado em todas as situações, desde de reformas para ampliação da loja física até estratégias de marketing digital, como criação de um blog e posts patrocinados nas redes sociais. 

Isso permite saber se determinado investimento é interessante e deve ser mantido ou interrompido. Ou seja, o ROI contribui para um melhor planejamento do negócio, sabendo seus pontos fortes e fracos e a consequente manutenção do bom funcionamento do pet shop.

Como analisar o resultado do ROI?

Quanto maior o resultado da operação, melhor terá sido seu retorno.

Caso o ROI seja equivalente a zero, significa que sua ação não teve nenhum retorno. Você apenas desperdiçou tempo e esforço que poderiam ter sido melhores empreendidos.

Já no caso de ser negativo, é sinal que a estratégia não foi boa e trouxe prejuízo para seu pet shop. Algo que não queremos e, portanto, indica que você deve repensar a maneira de execução da sua ação.

Uma boa gestão não verá o valor negativo como derrota, e sim como um aprendizado. Trata-se de uma oportunidade para aprimorar sua abordagem para contornar sua situação. É possível também pensar nos enfoques em demais fatores como no treinamento da equipe para maior eficiência e no corte de despesas.

Além disso, determinar se a taxa obtida é alta, baixa ou satisfatória é relativa e depende das metas estabelecidas por você.

A gestão de um empreendimento vem com diversas questões e diferentes objetivos. Logo, ela nem sempre é fácil, mas pequenas ações podem fazer total diferença, aumentando a produtividade e o rendimento.  O ROI está justamente aí para detectar ganhos e possíveis problemas.

É claro que o ROI sozinho não vai apontar todas as soluções e medir completamente o sucesso de sua empresa. Mas ele é um complemento a outros indicadores financeiros.

O ROI vem sendo muito utilizado para analisar resultados de estratégias de marketing. Mas ele pode ser aplicado em qualquer medida. Investiu em um novo equipamento ou em um novo software para atendimento? Use o ROI e monitores seus resultados.

Por que acompanhar o ROI de um pet shop?

Manter a avaliação do ROI a longo prazo também é essencial, uma vez que a ação tomada hoje pode ter resultados distintos ao longo do tempo.

Nem sempre uma ação mantém lucros estáveis. Uma medida que está dando certo agora pode não ser muito bem-sucedida nos próximos meses. Assim, monitorar o ROI de forma frequente evita prejuízos e otimiza resultados.

A avaliação constante do ROI é um primeiro passo para um melhor planejamento das práticas que farão você conquistar o sucesso tão desejado.

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