Certamente, você que ama seu pet dá comida para seu companheiro todos os dias, né? O que talvez você não saiba é a história do surgimento da ração para cães e gatos e como esse alimento evoluir durante todo esse tempo.

Em primeiro lugar, é importante dar uma contextualizada. No começo da relação entre humanos e cães e gatos, os bichinhos não eram domesticados.

Há mais de 20 mil anos, eles eram tidos como companheiros de caça dos homens. Como ajudavam na busca por alimentos, os bichinhos acabavam comendo os restos das presas que eram obtidas na caça.

Com o passar do tempo, o relacionamento entre pets e humanos ficou mais próximo. Eles foram domesticados.

Atualmente, os bichinhos de estimação fazem parte da família. São tratados com muito carinho e mordomia em seus lares.

Neste artigo, vamos contar a história do surgimento da ração para cães e gatos.

Mais do que isso: vamos mostrar como a indústria de alimentos para pets tem evoluído nas últimas décadas com o objetivo de sempre oferecer do bom e do melhor para nossos queridos companheiros.

Um pouco da história da ração para cães e gatos

Como vimos acima, a relação do homem com cães e gatos é antiga.

Mas foi apenas no século 19 que ela mudou radicalmente.

Com a Revolução Industrial e a ascensão de uma nova classe média, cachorros e gatos deixaram a condição de companheiros de caça para se tornarem animais domésticos.

A partir desse momento, eles começaram a fazer parte do dia a dia da família. Para se alimentarem, recebiam as sobras das refeições. Ainda não existia um alimento específico para o Pet.

Foi somente por volta dos anos 1800 que a ração para cães e gatos começou a surgir nos moldes que conhecemos hoje.

A primeira ração

Em 1860, o norte americano James Spratt, em uma viagem à Londres, observou que as migalhas e restos de um biscoito muito comum na época eram devorados por animais nas docas.

Basicamente, esses biscoitos tinham farinha e água em sua composição, uma vez que isso facilitava em sua durabilidade nas longas viagens. Em suma,a receita era prática e pouco perecível.

E foi assim que Spratt teve a ideia de criar um alimento específico para animais domésticos. A ideia era ajudar os seus donos a garantirem a refeição de seus pets todos os dias.

Não é exagero afirmar que a criação da ração para cães e gatos foi fundamental para consolidar a relação entre homem e seus bichinhos domésticos.

Isso porque, na época, era muito difícil armazenar alimentos fresco por muito tempo. Ou seja, os bichinhos só comiam quando sobrava alguma coisa da refeição dos humanos.

O início da ração como alimento

Após a invenção de Pratt, outras empresas adentraram o mercado de rações para cães e gatos a partir do século 20. Mais para frente até versões enlatadas foram criadas e viraram muito comum na época.

Ao longo dos anos, a ração se tornou o principal alimento dos animais domésticos.

Para se ter ideia, a pesquisa Alltech Global Feed Survey 2020 aponta que a produção mundial de ração para pets é de 1,126 bilhão de toneladas por ano. Impressionante, não?

Evolução da ração para cães e gatos

Com a entrada de novas tecnologias e mais conhecimento, a ração para cães e gatos evoluiu em termos qualitativos.

Atualmente, é possível encontrar uma grande oferta de alimento para o seu pet de acordo com a idade, qualidade nutritiva ou outra necessidade especial. Existem até petiscos que ajudam na higiene dos dentes!

Abaixo, separamos diferentes tipos de grupos de rações:

  1. Fases da vida

A indústria de pets se atentou aos diferentes requerimentos nutricionais de seu animal dependendo da fase de sua vida.

Nesse sentido, a ração pode variar de acordo com a idade de seu bichinho.

Se ainda for filhote, ele deve receber uma ração com valores nutricionais, textura e sabores diferentes da destinada a um grupo de animais idosos.

  1. Alimentos nutritivos e balanceados

Assim como humanos, cada pet pode ter uma reação diferente com determinado alimento. Procure a orientação de um profissional veterinário para entender se seu animal precisa de algum cuidado especial na hora de escolher sua ração.

Há diversos tipos de opções para que seu cão ou gato tenha uma alimentação nutritiva e balanceada que se adeque ao organismo dele.

  1. Dieta especial

Aqui, existe uma infinidade de acontecimentos que possam levar você a buscar uma determinada marca de ração para que seu pet tenha uma dieta especial.

Seja porque seu pet precisa abaixar seu nível de colesterol, seja porque ele desenvolveu determinada alergia a uma ração.

O importante é garantir a melhor alimentação para seu companheiro. Opções no mercado de ração não faltam!

Vantagens da ração para cães e gatos: nutrição e saúde

A ração foi criada para que seja garantida a alimentação dos animais de estimação. Ao longo dos anos, essa indústria cresce mais e mais, adequando-se às novas necessidades de nossos pets.

O alimento que fornecemos aos nossos animais devem garantir nutrição, saúde, bem-estar, segurança e praticidade. É importante lembrar que os pets possuem um metabolismo e digestão diferentes de nós.

Muitas pessoas acreditam que podem oferecer a seus animais a mesma alimentação que já têm em casa. Mas é preciso ter em mente que, ao optar por esse caminho, há uma série de riscos para o cão ou gato como:

  • Dificuldade na digestão
  • Possíveis alergias
  • Déficit de nutrição
  • Desequilíbrios em vitaminas
  • Possíveis obstruções com alimentos mais duros ou pontudos
  • Risco de intoxicação com determinada composição alimentar

Você não quer correr esse risco, né? Portanto, o melhor caminho é dar ração aos pets, que é um alimento desenvolvido especialmente para ele.

No geral, elas são ricas em fibras, vitaminas, mineiras e diversos outros nutrientes que garantem o bem-estar e a saúde de seu bichinho.

E, para evitar ração mofada dentro de casa, lembre-se de manter a ração em sua embalagem original em um local fresco, seco e ventilado. E, claro, procure lavar a tigela de seu pet com frequência.

Se você é dono de um pet shop, saiba que é muito importante oferecer variedade de produtos a seus clientes.

Com a Ninovet como parceira, você garante o fornecimento dos melhores produtos do mercado, incluindo ração para cães e gatos.