Como montar um pet shop online: confira o passo a passo

Com as mudanças econômicas no setor pet causadas pela pandemia de Covid-19, montar um pet shop online passou a ser indispensável para sobreviver no mercado.

Mesmo que os pet shops sejam considerados atividade essencial, o número de clientes diminui drasticamente no interior das lojas. Isso porque muitas pessoas ainda têm receio – com razão – de sair de casa.

Por outro lado, os tutores não podem deixar de alimentar seus pets e nem de dar mimos para eles. Entra em cena a necessidade de montar um pet shop online.

Graças à pandemia do novo coronavírus, o processo de compra mudou: as pessoas acessam a internet pelo computador ou smartphone, pesquisam os melhores preços dos produtos e finalizam a compra. Aí, é só esperar a entrega da mercadoria em casa.

Por que montar um pet shop online?

Em primeiro lugar, é importante mencionar o potencial de crescimento deste mercado, uma vez que o Brasil possui uma população de 139 milhões de animais de estimação.

Mesmo durante a pandemia, o setor continuou crescendo. De acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o faturamento do ano passado totalizou 22,3 bilhões de reais.

Desse montante, 1,5 bilhão de reais se referem ao comércio eletrônico. E a tendência é que a proporção de compras online cresça ainda mais.

Já se convenceu de que há motivos de sobra para montar um pet shop online, né?

Vantagens de montar um pet shop online

Antes de falarmos o passo a passo de como montar um pet shop online, vamos apresentar as suas vantagens.

Além do momento propício, investir em uma loja virtual traz os seguintes benefícios:

  • Loja aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana: ou seja, você pode vender produtos à noite, de madrugada… inclusive, aos finais de semana.
  • Impactar clientes de outras regiões: um pet shop de bairro costuma atender apenas clientes que moram na região. Com uma loja virtual, você pode vender produtos diferenciados para pessoas que moram em outros bairros. Até de cidades e estados diferentes. Para tanto, você precisa marcar uma boa presença digital nas redes sociais e no Google Meu Negócio. Assim, é possível ser encontrado em sites de busca por pessoas que estão interessadas em comprar produtos pet.
  • Sem aluguel e outras despesas: sem um lugar físico, você não precisa se preocupar com aluguel e outras contas, como de luz e água. Por outro lado, não consegue oferecer serviços de banho e tosa, por exemplo.
  • Conhece melhor seu público-alvo: uma vez que as pessoas precisam fazer um login e fornecer algumas informações antes da compra online, a plataforma de comércio eletrônico registra o histórico de compra de cada cliente. Assim, você consegue saber qual é a frequência de compra, tíquete-médio e outros dados de cada comprador. Com essas informações, você consegue fazer campanhas promocionais mais assertivas com o seu público-alvo e, por consequência, fidelizar clientes de um pet shop.

Passo a passo para montar um pet shop online

Ficou com interesse em abrir um pet shop online? Mesmo que você já tenha uma loja física, vale a pena investir em uma plataforma virtual para aumentar sua visibilidade e vendas.

Confira o passo a passo:

  1. Faça um planejamento de negócios

Antes de implementar e chegar às vias de fato de fazer um e-commerce, é muito importante ter na ponta da língua toda a situação de mercado em que você vai se inserir.

Fazer um plano de negócios com estudo de mercado – concorrência, público alvo, metas de curto e longo prazo, estratégias para alcançá-las e cálculos de custos – evita processos que tenham que ser refeitos e aumenta as chances de sucesso.

Caso haja dificuldade, é até interessante procurar auxílio profissional de um consultor nesse momento inicial.

  1. Planeje como será seu site

Uma vez com informações da situação de mercado em que você vai se inserir, pode-se utilizá-las e entrar com a mão na massa.

Mas atenção antes de partir para a criação de domínio e a plataforma de hospedagem, arquitete como será seu site.

Lápis e papel na mão. Anote informações que não podem faltar num site de pet shop. Uma breve apresentação da loja, produtos oferecidos, diferenciais, promoções atrativas e contato são essenciais.

Invista também em espaço para publicação de dicas e conteúdos de qualidade para o dono de pet. Isso ajuda na divulgação, maior procura e fidelização de clientes para seu pet shop.

Arquitete o layout do site. Uma boa opção é fornecer uma aba para cada item importante na página inicial de seu e-commerce. Separe também as informações e dados indispensáveis para serem inseridas como conteúdo em cada aba.

  1. Registre seu domínio

Tendo seu site todo estruturado, registre seu domínio. Este consiste em nada mais nada menos que o “endereço” de seu site.

Para o nome de seu domínio, procure pensar em palavras-chave associadas ao seu pet shop, curtas e de fácil memorização. Afinal, é por meio desse domínio que seus clientes vão ter acesso ao seu comércio. Logo, ele precisa ser simples e fácil de lembrar, auxiliando a busca vinda de seus potenciais clientes.

Para registrá-lo, acesse o registro.br , siga os procedimentos e crie uma conta. O custo anual do registro é de R$40,00. Uma vez feito, você tem exclusividade desse domínio e ninguém mais pode usá-lo.

  1. Escolha a hospedagem

Escolhido o domínio, o próximo passo é conseguir mantê-lo no ar. Para isso é preciso contratar um serviço de hospedagem.

Atualmente há opções tanto pagas quanto gratuitas. É aconselhável optar por abrir mão de certa quantia e investir na hospedagem. Isso porque, as versões pagas, além de serem de baixo custo, beneficiam a visibilidade de seu site e têm pleno funcionamento garantido, raramente saindo fora de ar.

Pesquise mais sobre as alternativas pagas. Hostgator e Kinghost são exemplos que possuem planos bem acessíveis e que garantem a segurança e a estabilidade de seu site.

  1. Pense na experiência do usuário

É fundamental dar atenção à distribuição visual de seu site e garantir que o caminho percorrido pelo usuário na plataforma seja agradável.

O site precisa ser claro e orientar adequadamente o que o cliente precisa fazer para assim garantir a compra.

Além disso, para potencializar essa compra, dedique-se também em boas fotos e descrições objetivas dos produtos. As fotos precisam favorecer o produto e possibilitar sua visualização por todos os ângulos. A descrição precisa ser concisa, mas certeira, com palavras-chave que auxiliem os mecanismos de busca para seu site.

Em outras palavras, ter uma boa presença online, é fator chave para maior visibilidade e possível compra.

  1. Pense na logística de serviços e entregas

Para que a experiência de seu cliente seja positiva de forma completa, é preciso também que a forma de pagamento e o serviço de entrega sejam eficazes.

Procure parcerias com serviços conhecidos por sua competência para evitar dores de cabeça e insatisfações de clientes.

Quando falamos da importância de fazer o controle de estoque de um pet shop, isso se torna ainda mais relevante em um comércio eletrônico.

Com a Ninovet, você consegue garantir o abastecimento rápidp de produtos de qualidade. Seus clientes agradecem!

Pense também na política de entregas. Produtos mais pesados podem ter frete muito custoso e não compensar para seu cliente.

Fretes também podem ser caros quando são para outras cidades e regiões. Atente-se para isso, caso ofereça promoções de frete grátis. Usar essa estratégia de modo indiscriminado pode causar-lhe prejuízos significativos.

  1. Inove e não pare de pesquisar

Por fim, segue-se uma dica importante para qualquer bom empreendedor. Nunca pare de se atualizar com as novas tendências de mercado.

Se você quer montar um pet shop online de sucesso aposte na criatividade e inovação.

O empresário que vai abrir um pet shop online deve estar a par do que está acontecendo e no que foi lançado no mercado pet. Estar sempre atualizado lhe permite que você antecipe e seja pioneiro em serviços, atendimentos e produtos, ficando um passo à frente da concorrência.

Portanto pesquise e estude. Leia notícias do ramo, assista vídeos e notícias de profissionais  da área, troque ideias em feiras do segmento.

Garanto que se você tomar essa e todas as outras medidas mencionadas, terá um empreendimento muito lucrativo e mais próximo do sucesso.

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