Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil conta com mais de 31,6 mil estabelecimentos voltados para animais de estimação. Em meio a tanta concorrência, fidelizar clientes de um pet shop não é uma tarefa tão simples.

Mas também não é impossível.

O problema é que muitos estabelecimentos comerciais concentram seus esforços apenas em identificar seu público-alvo para atrai-lo à sua loja. Mas tão importante quanto conquistar novos clientes para o seu pet shop é manter os antigos ativos.

Aliás, um dos fatores que impactam diretamente no sucesso de um estabelecimento comercial é justamente como ele estabelece seu relacionamento com seus clientes.

Afinal, é mais econômico transformar compradores de ocasião em clientes recorrentes do que ter sempre que investir em propaganda para atrair mais compradores, né?

Se você ficou interessado em como fidelizar seus clientes em seu pet shop, veja as sete dicas que listamos abaixo. Boa leitura!

7 dicas para fidelizar clientes de um pet shop

Um negócio só fica realmente sustentável a partir do momento em que ele tem clientes fidelizados.

Há vários pontos de contato com o cliente durante sua visita que podem determinar o grau de satisfação de sua experiência.

Se o cliente não ficar satisfeito com algo, provavelmente escolherá outro lugar quando for fazer uma nova compra.

Como vimos no início desse texto, o mercado de pet shop é um segmento bastante disputado. Isso sem mencionar que os clientes já estão comprando produtos online também.

Portanto, quando conseguir trazer novos clientes à sua loja, não desperdice a oportunidade de conquistá-lo.

Veja, abaixo, sete dicas de como estabelecer uma relação duradoura e saudável com seus clientes:

  1. Invista no bom atendimento

Qual pessoa não gosta de ser bem recebida quando chega a um estabelecimento comercial?

De fato, um bom atendimento pode mudar totalmente a experiência do cliente em seu pet shop. Por mais que você ofereça os melhores produtos e serviços da região, uma má recepção pode afastar potenciais clientes.

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica!

Por esse motivo, treine muito seus colaboradores para que sempre deem atenção especial à importância do atendimento. É muito importante que tratem seus clientes com cordialidade e empatia.

Além disso, eles devem estar bem atualizados quanto às tendências do mercado. Passando a informação correta, facilita a tomada de decisão de compra dos clientes.

Ter uma experiência ruim pode levar o cliente a nunca mais voltar. Em contrapartida, se o atendimento superar a expectativa, esta pessoa pode se tornar um consumidor fiel e ainda indicar o lugar para outras pessoas que conhece.

  1. Crie um banco de dados

Uma das principais estratégias para fidelizar clientes de um pet shop é obtendo o máximo de informações deles e formando um extenso banco de dados.

Além de fazer pesquisa de satisfação, você deve registrar todo o histórico de compra de cada cliente. Tendo em mãos informações básicas de todo mundo, é possível segmentar os clientes por perfil.

Você pode criar grupos de clientes que têm mais tanto gato quanto cachorro; os que levam os pets para tomar banho toda semana; aqueles com tíquete médio mais elevado; os que compram brinquedos e ração pela internet; e por aí vai.

A partir desse momento, você pode criar uma série de ações promocionais para determinado grupo de clientes. Com um banco de dados, suas ações ficam ainda mais assertivas!

  1. Faça programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade podem – e devem – surtir efeito. A partir de seu banco de dados, será possível ter algumas informações básicas de seus consumidores.

Que tal oferecer algumas recompensas para seus clientes mais assíduos? Eles merecem…

Alguns casos de recompensas a partir de programa de fidelidade são: brindes, descontos em datas importantes e serviços personalizados.

A cada dez banhos, por exemplo, o cliente ganha um banho e tosa e mais um brinquedinho para o pet. De quebra, a sua loja pode pegar e buscar o cãozinho na casa do cliente. Um verdadeiro dia de princesa, hein!

Agora, é importante que suas recompensas estejam dentro da realidade do orçamento da sua loja. O programa de fidelidade deve ser bom para todo mundo: clientes e pet shop.

  1. Esteja presente em diversos canais de comunicação

Hoje em dia, há diversos meios para conseguir se comunicar com seu público. Desde os meios mais tradicionais até as redes sociais. O que importa, aqui, é garantir que seu consumidor consiga se comunicar com seu pet shop.

Disponibilize os canais de comunicação para seu cliente e deixe claro a variedade de formas que ele pode entrar em contato. Seja via WhastApp, telefone, SMS, celular, e-mail, site…

Enfim, permita ao cliente escolher qual canal é mais conveniente para ele naquele momento. E, claro, sempre esteja disponível para responder às dúvidas e críticas de seus clientes o mais rápido possível.

Isso deixa a experiência ainda mais completa.

  1. Realize pesquisa de satisfação

A famosa e tradicional pesquisa de satisfação tem sua devida importância quando o assunto é fidelizar clientes de um pet shop.

Entender como foi a experiência completa de compra ou serviço pelo consumidor é um importante feedback para melhorar serviços e atendimentos.

Não só o cliente poderá pontuar o que não agradou, como também elogiar pontos que o conquistaram.  Assim, você consegue entender onde estão suas fortalezas e fraquezas.

Agora, para incentivar que os clientes realmente respondam suas pesquisas de satisfação, evite fazer um questionário extenso. Eles vão desistir de responder logo de cara.

Além das perguntas com alternativas, deixe um campo aberto para que eles possam elogiar, criticar e sugerir melhorias. Você pode enviar a pesquisa por e-mail após uma venda de produto ou serviço.

  1. Ofereça serviço de delivery

Nem todo dono de pets tem o dia inteiro disponível para levar e pegar seus cachorrinhos. Em meio a trabalho e estudos, mal dá tempo de ir a uma loja!

Por que não facilitar a vida desse tipo de cliente? Oferecer um serviço delivery pode ser um grande diferencial na hora de fidelizar clientes de um pet shop.

Para que eles possam comprar brinquedos e ração de cães e gatos (link), disponibilize a venda de produtos pela internet. Para que o negócio seja sustentável, você pode estabelecer um valor mínimo de compra para realizar a entrega.

O sistema delivery de um pet shop também pode se estender aos serviços oferecidos pelo estabelecimento. Você pode pegar e levar os cachorrinhos após um banho ou uma consulta veterinária.

Pode apostar: quanto mais opções o cliente tiver, mais satisfeito ele ficará com o seu pet shop.

  1. Garanta os melhores produtos do mercado

Por último e não menos importante, garanta o abastecimento do seu pet shop com os melhores produtos do mercado.

Ter um portfólio variado de produtos também ajuda a atender a necessidade de cada grupo de clientes.

Mais importante do que contar com os melhores produtos do mercado, é fazer corretamente o controle do estoque de um pet shop.

Afinal, nada mais decepcionante que reservar um tempo para ir até o pet shop e não encontrar aquilo que tanto buscava, né?

Além de tornar a experiência ruim para o cliente, a constante falta de produtos pode ser um motivo para perder de vez essa relação.

Por isso, contar com a Ninovet é uma estratégia para fidelizar clientes de um pet shop.

Isso porque garantimos a entrega dos melhores produtos do mundo animal para a sua loja quando você mais precisar!

Invista nesse processo

Fidelizar clientes de um pet shop não é um processo rápido, muito menos fácil. Se conquistar um cliente novo pode ser relativamente simples, convencê-lo de continuar frequentando sua loja deve ser algo muito mais complexo e gradual.

Não deixe de aplicar as dicas acima em seu negócio e boas vendas!