Durante a quarentena, quando muitos estabelecimentos tiveram de manter as portas fechadas para o público, muitos empresários descobriram a importância – e o poder – do e-commerce de pet shop.
Por mais que não fosse possível oferecer serviços de banho e tosa, por exemplo, ainda era viável vender e entregar produtos, como ração de cães e gatos e brinquedos, para os tutores.
E, aqui, nem é preciso de uma superestrutura para oferecer um comércio eletrônico. Mesmo quem não possui um orçamento para construir um site moderno de vendas e nem bancar um serviço de entrega rápido, pode recorrer ao e-commerce de pet shop.
Um estabelecimento de bairro pode receber os pedidos pelo WhatsApp e enviar os pedidos até determinada região. Um funcionário pode realizar as entregas a pé mesmo, apenas para o bairro.
Outra opção é receber os pedidos por um canal online e solicitar que o cliente retire o produto no local.
Enfim, com a tecnologia cada vez mais acessível, não há mais desculpas para você não investir em um e-commerce de pet shop.
O e-commerce de pet shop em números
Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o e-commerce de pet shop movimenta cerca de 2 bilhões de reais por ano. Apesar de parecer um volume bem considerável, ele representa apenas 5% do total que o mercado de pet fatura por ano.
Na prática, isso significa que o nicho online ainda tem muito para onde crescer. Em meio à quarentena, os estabelecimentos que apostarem no e-commerce podem se destacar e ficar à frente da concorrência.
Agora, é preciso ficar atento. Ao abrir mais um canal de vendas, sua atenção em relação ao controle do estoque de um pet shop deve ficar redobrado.
Imagine anunciar – e vender – um produto em seu e-commerce e ele não estiver disponível em sua loja? Pega muito mal.
6 benefícios para investir em um e-commerce de pet shop
Atualmente, ter uma loja virtual nesse segmento é tão ou mais rentável que ter uma loja física. A internet é facilitadora da divulgação e consequente expansão da marca por todo país, garantindo resultados lucrativos para quem se aventura nesse universo.
Não está convencido ainda em investir em um e-commerce de pet shop? Confira abaixo mais alguns benefícios:
1-Baixo Custo
Um dos principais motivos para se ter um comércio de pet shop online é que os custos são menores se comparados a uma loja física.
Alguns gastos são cortados, como aluguel, contas básicas de manutenção do espaço, pagamento de funcionários e atendentes.
Além disso, custos com estratégias de marketing são mais baixos em uma plataforma digital, por ser mais facilmente divulgada, do que de um espaço físico.
2- Flexibilidade e velocidade
Ainda sobre as estratégias de marketing, temos que ela ocorre de maneira muito mais rápida e efetiva pela internet.
Se você divulgar um produto pelo Instagram, por exemplo, o usuário impactado pelo anúncio pode concretizar a compra em questão de um clique. O retorno sobre o investimento é percebido na hora.
Também com relação à velocidade, temos que uma loja online pode ser criada em questão de dias, ao passo que uma loja física demanda um maior tempo de preparação para receber o público e oferecer as mercadorias no devido espaço.
3- Produtos mais bem descritos e qualificados
Através da internet, é possível oferecer a seus clientes um catálogo dos produtos com todos os detalhes, informações e resenhas úteis.
Diante de uma descrição detalhada e abrangente, o cliente pode escolher exatamente o que procura para seu pet.
4- Facilidade para realizar a compra
O comércio eletrônico facilita o processo de compra. Numa loja online, os produtos ficam à venda 24 horas por dia, e disponível para compra onde quer que o cliente esteja.
Ou seja, o cliente pode realizar sua compra na maneira que mais conveniente. O e-commerce de pet shop permite a compra fácil, sem perda de tempo, com acesso a uma maior gama de opções de produtos, e diretamente direcionada ao endereço fornecido.
Há economia de tempo, deslocamento e logística.
5- Simplificação na gestão de estoque
No caso do pet shop online, por tudo ser feito digitalmente, pode-se facilmente registrar quando um produto é vendido e automaticamente atualizar o controle de estoque.
A automação do gerenciamento do inventário evita qualquer complicação e trabalho em manter os níveis de estoques adequados como seria numa loja física.
6- Melhoria na relação com o cliente
Na internet, os clientes sentem-se mais à vontade para fazer avaliações – sejam elas positivas ou negativas.
Se houver muitas reclamações, por exemplo, você logo pode ajustar uma falha de seu serviço. Por outro lado, resenhas positivas de clientes satisfeitos podem estimular outras pessoas a realizarem a compra na sua loja.
Mas não é só isso. No e-commerce de pet shop, você também consegue identificar a frequência e o tipo de compra de cada cliente.
Quando percebe que uma pessoa só compra ração úmida para gatos, você pode direcionar ofertas apenas de produtos para felinos. Ao fazer esse tipo de ação, é possível aumentar o tíquete médio.
Vamos começar um e-commerce de pet shop?
Gostou da ideia de vender produtos online para pets? Se você já possui uma loja física, disponibilizar mais um canal de vendas é fundamental para expandir sua marca e fidelizar clientes de um pet shop. iente.
Por sua vez, se você pretende iniciar um empreendimento no mercado de pets, dar início com uma loja virtual é uma ótima ideia. Com custos mais baratos, você pode começar as suas vendas aos poucos, pelas redes sociais e WhatsApp.
À medida que o negócio for ganhando força, pode investir em uma plataforma mais robusta.
Independentemente da sua situação, para que o negócio dê certo, é preciso oferecer um amplo portfólio de produtos de qualidade para cães e gatos. Para que nunca falte nada em seu estoque, entre em contato com a Ninovet.